Talvez você já tenha ouvido falar na sigla MICE dentro da área de turismo. Internacionalmente conhecida, ela se relaciona às reuniões, incentivos, conferências e exposições.
Esse é um dos setores mais importantes do turismo atualmente, sendo responsável por organizar viagens de incentivo e eventos corporativos.
Quer entender melhor? Siga a leitura!
O que significa a sigla MICE?
A sigla MICE significa:
- M- meetings (reuniões).
- I – incentives (incentivos).
- C – conferences (conferências).
- E- exhibitions (exibições).
Vamos ver detalhadamente cada uma dessas “letrinhas” e entender a fundo o conceito.
Reuniões (Meetings)
As reuniões, dentro da sigla, estão relacionadas desde as opções mais simples até as mais elaboradas, dependendo das necessidades da empresa.
São vários os eventos que podem ser agrupados nessa categoria, como jantares, palestras, coquetéis, confraternizações e festas em geral.
Esses eventos têm grande importância, seja na motivação e reconhecimento dos funcionários, seja no treinamento ou, ainda, seja no incentivo ao networking entre funcionários e parceiros de negócio.
Incentivos (Incentives)
Aqui, estamos especificamente falando sobre as viagens de incentivo. Essas são viagens destinadas tanto à equipe interna, como aos parceiros da empresa.
No caso dos funcionários, a viagem de incentivo pode funcionar como uma forma de reconhecimento ou de motivação da sua equipe. Por exemplo, quando um time ou um profissional atinge determinadas metas, fecha um negócio importante ou traz retornos essenciais ao negócio.
Além disso, as viagens de incentivo também podem ser usadas para estreitar os laços com seus parceiros comerciais, melhorando o nível de fidelização e transformando a forma como a sua marca é vista pelos seus stakeholders.
Conferências (conferences)
As conferências são eventos maiores que as reuniões, geralmente são criadas para debater um tema. Por isso, o mais comum dentro dessa categoria são os congressos, fóruns e workshops. No qual são realizadas palestras, sessões interativas e painéis de debate.
Podem ser realizadas para todo o setor ou para toda a companhia (como no caso de empresas com várias filiais).
Exibições (exhibitions)
As exibições são eventos que reúnem várias empresas em um só local, como as feiras e seminários. Geralmente, têm duração de alguns dias.
Como é o setor de MICE no Brasil?
O setor de MICE é extremamente forte dentro do turismo brasileiro. Desde a reabertura pós-pandemia, a área não para de crescer.
De acordo com os dados do Ministério do Turismo, em 2022, a quantidade de eventos realizados no país foi 3 vezes maior do que no ano anterior.
Além da maior necessidade de interação sentida no mundo após a pandemia, as mudanças na cultura das organizações também explicam o aumento dos números do setor. Especialmente com a valorização dos eventos corporativos como uma forma de diferenciar as empresas.
Além disso, as novas tecnologias possibilitaram a realização de eventos diferenciados, como os híbridos, com participantes in loco e a distância, aumentando ainda mais a penetração das marcas.
MICE e viagens de incentivo: qual a relação?
A siga MICE está totalmente relacionada às viagens de incentivo, uma vez que o “I” da sigla diz respeito justamente a esse setor.
Podemos entender o MICE como todas as áreas do turismo e eventos que estão voltadas às áreas corporativas, ajudando as empresas a melhorarem seu networking, estimular seus times internos e reforçar sua imagem corporativa perante públicos de interesse.
As viagens de incentivo
As viagens de incentivo são ferramentas poderosas dentro do endomarketing e também do marketing institucional de um negócio.
Elas podem ser usadas para:
- Premiar funcionários que atingiram metas significativas ou alcançaram resultados excepcionais.
- Motivar as equipes internas, promovendo um ambiente de trabalho saudável.
- Diferenciar-se na hora de atrair e reter talentos.
- Oferecer viagens como recompensa para clientes leais, por exemplo em programas de fidelidade.
- Usar as viagens como prêmios para impulsionar o sucesso do lançamento de produtos ou campanhas específicas.
- Usar as viagens de incentivo para fortalecer os laços entre os membros de uma equipe.
- Integrar as viagens de incentivo a programas de treinamento e desenvolvimento, motivando o aprendizado e desenvolvimento profissional.
- Promover viagens de networking.
É claro que, para atingir esses objetivos, as viagens de incentivo precisam ser muito bem pensadas e adequadas ao público-alvo que você deseja motivar.
Por que contar com uma empresa especializada em MICE?
Os eventos dentro do “guarda-chuva” MICE são essenciais para qualquer empresa. Afinal, eles ajudam a fortalecer o vínculo e a motivação das equipes internas e melhorar o aprendizado, ao mesmo tempo em que transformam a imagem do seu negócio perante públicos interessantes.
Por isso, contar com uma empresa especializada neste segmento faz toda a diferença. Desde reuniões menores até grandes conferências ou organizações de viagens de incentivo que, de fato, tragam os objetivos esperados, é necessário expertise e conhecimento do setor de turismo e eventos.
Ao contar com um time especializado, a intenção é, justamente, criar experiências incríveis e inesquecíveis. Sem que isso afete negativamente o orçamento da sua empresa.
Conheça a Go Together
A Go Together é uma empresa especializada no setor MICE. Nosso objetivo é proporcionar experiências incríveis que ajudem a diferenciar e fortalecer a sua marca perante diferentes públicos.
Trabalhamos tanto com as viagens de incentivo, como com a produção de eventos nacionais e internacionais, aliando marketing às experiências.
Com isso, conseguimos valorizar a sua marca, reforçar os vínculos, aproximar e fidelizar tanto o público interno da sua empresa, como o externo, como clientes e parceiros comerciais importantes.
Então, se você precisa de um auxílio na hora de organizar seus eventos corporativos ou viagens de incentivo, venha conversar conosco e descubra como nossos times de especialistas podem ajudar a criar experiências memoráveis.