O evento corporativo faz parte do dia a dia de inúmeros negócios. Ele pode ser organizado tanto para o público interno, como externo (ou ambos)
Esses eventos podem ser organizados com uma pluralidade de objetivos, como motivar, aumentar a produtividade, estreitar o networking, aumentar o conhecimento dos times, entre outros.
Neste conteúdo, você entenderá tudo sobre os eventos corporativos. Confira!
O que é evento corporativo?
Um evento corporativo é todo aquele produzido pela empresa. Ele pode ser usado apenas para o público interno, externo ou para ambos.
São inúmeros os objetivos de eventos como esses, como aproximar clientes, melhorar a relação com fornecedores, aumentar o networking, ampliar o conhecimento, entre outros.
Desde a pandemia, esses eventos passaram a não ser apenas presencial. Hoje os eventos híbridos e online ajudam a aproximar times remotos e aumentam a possibilidade de participação para públicos até mesmo de outro país.
Quais as vantagens dos eventos corporativos?
Quando bem realizados, os eventos corporativos trazem uma série de vantagens, como:
- Melhoram o engajamento e a produtividade dos colaboradores, aumentando a valorização dos times internos;
- Melhoram a comunicação interna, transmitindo mensagens, atualizações e promovendo treinamentos que ajudam a fortalecer a cultura da empresa;
- Aumentam as chances de networking, estreitando os relacionamentos com públicos e profissionais estratégicos para o seu negócio;
- Fortalecem o brand awareness, ou seja, o conhecimento de marca da sua empresa, tornando-a mais atrativa e valiosa perante stakeholders;
- Aumentam as vendas de produtos e serviços, especialmente no caso de eventos para lançamentos de produtos ou serviços, atraindo a atenção dos clientes.
Quais os tipos de eventos corporativos?
Os eventos corporativos podem ser realizados em diferentes formatos e características, dependendo dos objetivos da empresa. Separamos os mais comuns para você conhecer em detalhes.
Congressos
Os congressos são eventos de grande porte que acontecem em um período determinado de tempo, como alguns dias ou uma semana.
Várias atividades acontecem simultaneamente nesse tempo, com palestras, workshops, simpósios, mesa-redondas, treinamentos, entre outros.
Os congressos podem ser regionais, nacionais ou internacionais. O principal objetivo desse evento é o enriquecimento cultural e científico dos participantes, divulgando novidades e descobertas importantes na área de atuação da empresa.
Convenções
As convenções parecem com os congressos, mas o foco é na interação dos participantes. Também podem ser usadas para promover um produto ou serviço, de forma que os vendedores, por exemplo, possam vendê-lo de forma mais adequada.
Outra possibilidade são as convenções de fim de ano, com atividades comemorativas para estimular os participantes a se engajarem com a empresa.
É comum que os organizadores optem por realizarem essas convenções em hotéis ou resorts, que dispõe de uma excelente infraestrutura para todos os participantes.
Seminários
Os seminários são atividades realizadas por profissionais especializados, com foco na informação dos participantes e no desenvolvimento de novas capacidades.
São realizados debates, exposições e a interpretação e análise dos fenômenos e pontos de estudo trazidos para o evento.
Feiras
As feiras são encontros de diferentes empresas para apresentarem seus produtos e serviços, aumentarem o networking e fazerem negócio.
Em geral, elas são divididas por segmentos, como tecnologia, transporte, casamento, educação, entre outros.
Cada empresa fica responsável por montar seu estande na área destinada e pensar em uma comunicação visual que seja efetiva para chamar a atenção e se comunicar com o público alvo.
Workshops
Os workshops são eventos que têm foco na educação e, normalmente, são feitos para o público interno, visando aumentar o conhecimento dos funcionários sobre determinado tema, ajudando a melhorar o desempenho das equipes.
A principal característica do workshop é a sua duração mais curta do que um curso. E também há uma maior interação entre quem está promovendo o workshop e os participantes, com atividades práticas que ajudam a fixar os conhecimentos.
Palestras
As palestras são eventos de curtíssima duração e focadas em tema específico, podendo ser usadas para todo o público interno da empresa ou apenas para determinados times.
Elas podem ser tanto sobre temas técnicos do trabalho, como também motivacionais ou para aumentar o engajamento com a cultura e o fit empresarial.
A vantagem é que são mais fáceis de organizar e podem ser feitas internamente no espaço da empresa ou até mesmo virtualmente.
Festas
As festas corporativas são eventos focados na descontração. As mais comuns são as confraternizações de fim de ano. Como são mais informais, costumam ser organizadas em casas de festas, hotéis ou resorts.
Além da confraternização, podem ser focadas em aniversário da empresa, coquetéis comemorativos com clientes, celebração por alcançar metas, entre outras.
O foco é na valorização do público interno ou da relação com os clientes, fornecedores e outros stakeholders.
Fóruns
O fórum se assemelha a uma palestra, mas conta com painéis e a participação da plateia no debate e troca de informações.
A organização de uma agenda com temas realmente relevantes é a chave para o sucesso dos fóruns, garantindo que, de fato, haverá a participação da plateia e a troca de conhecimentos.
Roadshows
Esses são eventos itinerantes, que ajudam a promover a marca ou um produto em diferentes cidades. O essencial é definir corretamente esse circuito, com cidades polo, que tenham interesse relevante e estratégico para a empresa.
Os roadshow são eficazes para aqueles negócios com diferentes unidades ou volume de venda grande em regiões distintas, melhorando o contato com o público-alvo e descentralizando a comunicação.
Treinamentos e cursos
Por fim, ainda existem os treinamentos e cursos, com foco em curto prazo e que visam transmitir conhecimentos e técnicas para potencializar o trabalho das equipes e colaboradores.
Também podem ser organizados para o público externo, colocando a empresa como líder no segmento e especialista, com seus profissionais transmitindo informações relevantes para o setor.
Como organizar um evento corporativo de sucesso?
Para assegurar que seu evento corporativo seja um sucesso, há muitos pontos que devem ser considerados. Os principais que merecem sua atenção são:
- Entender qual é o objetivo com a realização do evento;
- Definir o público-alvo;
- Definir um orçamento;
- Pensar na estratégia de divulgação;
- Escolher corretamente o local onde o evento acontecerá (ou se ele será online);
- Criar um cronograma com as ações mais importantes;
- Ter uma equipe destinada à organização do evento;
- Selecionar os palestrantes (para o caso de eventos focados na disseminação de conhecimento);
- Pensar nos KPIs que devem ser analisados no pós-evento, como número de vendas, novos contatos, entre outros.
Como você viu, o evento corporativo é essencial para inúmeras empresas, podendo ser realizado para inúmeros objetivos. Por isso, é importante organizar adequadamente esses eventos, com uma equipe especializada. Conte com a Go Together e assegure que seus eventos corporativos atinjam as metas propostas!