O time de colaboradores é um dos principais ativos de uma empresa. Manter as equipes motivadas e engajadas faz toda a diferença nos resultados. E, dentro desse cenário, o endomarketing é um aliado. Se você ainda não sabe o que é e nem como fazê-lo, temos alguns exemplos de endomarketing que podem ajudar.
Neste conteúdo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre endomarketing e ideias para colocar em prática no seu negócio. Confira!
O que é endomarketing?
Endomarketing é o marketing interno de uma empresa. Ou seja, aquelas ações focadas no capital humano, que criam uma relação saudável com os colaboradores, melhoram a imagem da empresa e ajudam a fidelizar esse público.
Atenção! O endomarketing não é apenas ações que visam criar comunicação com os colaboradores, mas, sim, envolvê-los em estratégias voltadas para atingir resultados.
Nas campanhas de endomarketing, o foco é na integração, alinhamento de metas, objetivos e feedbacks.
Espera-se ter o aumento da satisfação do funcionário, como uma forma de reduzir a rotatividade, aumentar a atratividade para novos talentos e fortalecer a cultura organizacional da empresa.
Por que investir em endomarketing?
O endomarketing traz uma série de benefícios aos negócios. Atualmente, já se sabe que funcionários engajados e motivados produzem mais e melhor.
Um estudo divulgado no livro Time, Talent, Energy, do sócio da consultoria Brain & Company, Michael Makins, mostrou que um colaborador engajado é 44% mais produtivo do que um funcionário satisfeito com seu emprego.
Mas, além de produtividade, boas campanhas de endomarketing conseguem trazer benefícios como:
- Redução da rotatividade de funcionários e retenção dos talentos;
- Aumento da atratividade da empresa na hora de recrutar novos funcionários;
- Criação de equipes qualificadas;
- Alinhamento com a cultura organizacional;
- Qualidade na execução das tarefas;
- Aumento da curva de inovação;
- Mais engajamento com as necessidades da empresa;
- Fortalecimento do employer branding;
- Mais transparência e segurança para os funcionários;
- Melhora no clima organizacional;
- Reconhecimento do colaborador.
Exemplos de endomarketing para aplicar na sua empresa
Existem muitos exemplos de endomarketing com ações realmente interessantes para que você pode começar a aplicar no seu negócio.
É claro que, antes de replicar essas ideias, é necessário garantir que elas façam sentido de acordo com as características dos seus funcionários e da sua empresa. Veja algumas ideias.
Semana de diversidade e inclusão
Diversidade e inclusão são temas cada vez mais comuns nas empresas e podem ser pensadas como uma ação de endomarketing.
Durante a semana, é possível trabalhar com ações que visem fortalecer as práticas em prol da diversidade e inclusão, com palestras, workshops de comunicação inclusiva e ações concretas, como desenvolvimento de uma política de diversidade na empresa, promoçãover da maior equidade de gênero nos cargos de liderança, desenvolvimentoer uma cultura organizacional inclusiva, entre outros.
Programa de reconhecimento de funcionários
O reconhecimento dos funcionários é uma das bases do endomarketing. Por isso, criar um programa como esse é uma forma de valorizar, celebrar e premiar os funcionários pelo desempenho, conquistas e contribuições para a empresa e para o ambiente de trabalho com regras claras e justas..
Para isso, pense em prêmios que sejam atrativos para seus colaboradores e tenham sintonia com a cultura do seu negócio, como: viagens, folgas remuneradas, eventos especiais, entre outros.
É essencial que as regras desse programa sejam claras e justas.
Atividades de integração
É possível criar um calendário com eventos que ajudem a integrar e unir os seus colaboradores, reforçando a cultura da empresa e criando um ambiente de trabalho colaborativo.
São muitas as possibilidades, dependendo do perfil dos seus colaboradores, como happy hours, noite de jogos, competições, eventos temáticos ou culturais, cafés da manhã ou almoços, programas de mentoria, entre outros.
A ideia é fortalecer os laços entre os colaboradores, criando um senso de comunidade e pertencimento.
Programas de incentivo
Os programas de incentivo oferecem benefícios para motivar os colaboradores. Esses programas também ajudam a diferenciar a sua empresa na hora de atrair os melhores talentos, funcionando como um “plus” em relação ao salário.
Há muitos benefícios que podem ser ofertados como plano de saúde, viagens, plano odontológico, academia, auxílio creche, programas de bem-estar, descontos em livrarias, cinemas e teatros, pontos de milha, participação nos lucros, previdência privada, bonificação em dinheiro etc.
Flexibilidade de horário de trabalho
Após a pandemia, muitas empresas passaram a oferecer jornadas de trabalho mais flexíveis, com opção de home office ou jornada híbrida (e até, em alguns casos, com redução da jornada semanal).
É claro que essa ideia pode não funcionar para todos os tipos de empresa. Mas se o seu negócio tem a possibilidade de oferecer esse benefício, ele pode ser um diferencial na hora de atrair e reter talentos, especialmente caso esteja em sintonia com a sua cultura organizacional.
Programas de desenvolvimento profissional
Investir no desenvolvimento profissional do colaborador também é uma forma de incentivá-lo. Por isso, algumas empresas oferecem benefícios como auxílio estudo, em que o colaborador tem uma verba mensal que pode usar para fazer cursos condizentes com a sua atuação.
A empresa também pode investir em workshops, palestras e outras atividades de treinamento, seja com profissionais externos de fora ou com os times internos.
Comunicação interna horizontal
Sentir que suas ideias são ouvidas e valorizadas é algo importante para muitos colaboradores. Assim, investir em uma comunicação interna horizontal, que permita a todos darem ideias e sugestões, é uma ação de endomarketing.
É fundamentalimportante garantir que todos sejam bem informados sobre tudo o que ocorre de relevante na empresa, com canais de comunicação acessíveis e eficientes, como intranet, newsletters, murais digitais etc.
Garanta, também, que há canais para que os colaboradores participem com ideias, sugestões e até críticas para, ajudarndo a melhorar a empresa.
Feedbacks construtivos
A cultura de feedbacks é essencial para que os colaboradores entendam o que se espera deles e possam evoluir. Por isso, criar uma cultura de feedbacks contínuos é muito importante, com as conhecidas “one-on-one” (1:1).
Essa reunião geralmente envolve um líder e um membro da equipe para passar feedbacks, analisar a evolução do funcionário, construir o plano de carreira e juntos fazerem os ajustes necessários.
Conclusão
Após implementar as estratégias de endomarketing, não esqueça de medir suas ações, garantindo que elas estão trazendo os resultados esperados.
Há várias formas de fazer isso, como avaliando o engajamento dos funcionários, desenvolvendo pesquisas de clima organizacional, desenvolvendo espaços para feedbacks diretos e também analisando métricas como taxa de retenção de talentos.
Sempre pense em ações de endomarketing que tenham relação com a cultura organizacional da sua empresa e com as características dos seus colaboradores.
Por exemplo, se a maioria dos seus funcionários são mulheres e mães, um programa que envolva auxílio creche ou até uma creche interna pode ser mais valorizado. Por isso, para que sua campanha de endomarketing funcione, você precisa conhecer seus colaboradores.
Agora que você já viu os exemplos de endomarketing e dicas para implementar essas estratégias na sua empresa, que tal colocá-las em prática? Aproveite e compartilhe essas dicas com seus amigos em suas redes sociais!