Política de Viagem Corporativa: o que é, como fazer e implementar

O setor de viagens corporativas não para de crescer no Brasil e no mundo após a pandemia. Até outubro de 2023, elas foram responsáveis por movimentar R$ 11,37 bilhões, somente no nosso país. Devido a sua importância, ter uma política de viagem corporativa 

Esse documento auxiliará sua empresa a criar viagens corporativas dentro do orçamento e que, de fato, tragam vantagens importantes ao seu negócio.

Entenda melhor como funciona e veja dicas para criar a sua política de viagens. 

O que é a Política de Viagem Corporativa?

A Política de Viagem Corporativa é um documento no qual constam as regras e especificações para as viagens a trabalho.

Nela, estão presentes todos os parâmetros para a organização das viagens, reembolso das despesas, aéreo e estadia, deslocamentos, entre outros.

São muitos os pontos que podem estar incluídos neste documento, dependendo da empresa, como:

  • regras para a compra de passagens, hospedagem e contratação de transporte;
  • fluxo interno para a aprovação das despesas;
  • limites de gastos;
  • procedimentos de segurança;
  • processos para cancelamento de viagens.

Qual a importância dela?

Os principais objetivos da política de viagem corporativa são: controlar os custos, garantir que as viagens sejam seguras e eficientes, prevenir erros contábeis e identificar situações de risco de compliance.

Para o colaborador, essa política também é interessante, pois traz regras claras do que deve ser feito, especialmente em termos de reembolso. Assim, o funcionário tem certeza de quais documentos deve apresentar e de quais despesas são e não são reembolsáveis.

Outro ponto importante é que, com essa política, sua empresa passa a ter mais transparência nas relações e nas comunicações. Assim, todos sabem exatamente como as viagens são organizadas, quais despesas são ou não reembolsáveis, quais são os procedimentos internos, entre outros pontos.

Como criar e implementar uma Política de Viagem Corporativa?

Para criar uma Política de Viagem Corporativa é preciso entender as necessidades e características do seu negócio. Muitas empresas acabam copiando documentos de outras, sem adaptar as regras à sua realidade. E o resultado é uma política sem serventia e sem uso.

Por isso, o primeiro ponto é entender as necessidades da sua empresa. Faça um mapeamento das viagens corporativas, entendendo a dimensão delas e o impacto no orçamento. Saiba quais são os setores que realizam mais viagens, para quais destinos, com qual finalidade, entre outros pontos.

Agora é só seguir os passos abaixo.

Monte um comitê

As viagens corporativas envolvem vários setores da sua empresa. E todos eles devem ser ouvidos. Assim, é importante que o comitê conte com:

  • Viajantes mais frequentes, para entender suas necessidades e pontos de vista;
  • Financeiro, para avaliar o orçamento disponível para o setor;
  • RH, para analisar e equalizar as necessidades dos viajantes e da empresa;
  • Gestor de viagens, um profissional especializado capaz de gerir o setor.

Perfil das viagens

Agora é hora de montar um detalhamento das viagens corporativas mais usuais do seu negócio, para entender a fundo as necessidades da empresa. Avalie:

  • Quem são os viajantes mais frequentes (de qual setor);
  • Quais os propósitos das viagens (treinamentos, contato com fornecedores e clientes, prestação de serviço etc.);
  • Quais os itens básicos das viagens mais comuns;
  • Qual a necessidade dos colaboradores;
  • Quais as exceções a essas regras (como os diretores que costumam receber vantagens adicionais).

Crie regras e procedimentos claros

Depois de ter tudo planejado, ficará mais fácil definir as regras e os procedimentos de forma clara e transparente. 

É muito importante que suas regras tragam pontos como:

  • Definição do orçamento da viagem;
  • Custo máximo para hospedagem, aéreo, alimentação, transporte;
  • Política de reembolso (quais documentos devem ser apresentados, qual o prazo de reembolso, quais despesas são reembolsáveis);
  • Deveres e direitos dos viajantes;
  • Quais empresas podem ser usadas na definição do aéreo, hospedagem etc. (importante caso sua empresa tenha parceria com algum desses negócios);
  • Como deve ser o processo para organizar uma viagem corporativa;
  • Com quantos dias de antecedência as viagens devem ser solicitadas.

Não se esqueça de adicionar informações e protocolos de segurança. Por exemplo, em casos de emergência ou problemas na viagem, indique com quem o colaborador deve entrar em contato.

Atualize constantemente sua política

Uma vez criada, sua política de viagem corporativa deve ser atualizada frequentemente para se adaptar ao perfil e aos acontecimentos do mercado. Afinal, é normal, por exemplo, que os preços oscilem, fazendo com que seu orçamento tenha de ser constantemente ajustado.

Além disso, é importante ouvir o feedback dos viajantes, de modo a deixar o documento sempre atualizado e adequado às necessidades do seu negócio.

Realize a divulgação correta

É essencial que todos os envolvidos com as viagens corporativas tenham ciência e conheçam a política. Por isso, garanta que ela seja bem divulgada.

Use a intranet da empresa, divulgue via e-mail para os colaboradores envolvidos, faça palestras de sensibilização e garanta que todos tenham acesso ao documento.

Invista em tecnologia para o setor

O setor de viagens corporativas deve contar com automação, de modo a trazer mais velocidade e eficiência a essa área.

Atualmente, é possível encontrar diferentes softwares especializados na área, que realizam a compliance e automação dos reembolsos, registro de viagens e roteiros, possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, integração com outras tecnologias usadas pela empresa, entre outros.

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, a política de viagem corporativa é um documento importante que reúne todas as regras e especificações para as viagens a trabalho.

Com essa política, é possível padronizar a organização e gestão das viagens, reduzir custos e oferecer experiências melhores aos colaboradores, além de trazer transparência às relações e às comunicações.

Agora que você já conferiu todas essas dicas, que tal colocá-las em prática? Aproveite e compartilhe essas dicas com seus colegas de profissão!