Promover o bem-estar no trabalho é um bom caminho para as empresas que valorizam o engajamento, a felicidade, a qualidade de vida dos colaboradores e desejam alcançar resultados ainda mais expressivos.
O que acontece é que essa combinação de fatores impacta positivamente o desempenho, aumentando a produtividade da equipe.
De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, funcionários felizes são 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% mais.
Por esses e outros motivos, decidimos mergulhar no assunto e reunir uma série de dicas que podem ajudar sua corporação a aumentar o bem-estar no ambiente corporativo. Continue conosco e aproveite a leitura até o final!
Qual é o conceito de bem-estar?
Segundo o dicionário Houaiss, o bem-estar pode ser definido como um estado de satisfação plena das exigências do corpo ou do espírito, marcado pela sensação de segurança, conforto e tranquilidade.
Quando pensamos em uma empresa, esse termo está relacionado a um conjunto de práticas e estratégias elaboradas para garantir que o funcionário tenha uma experiência agradável no trabalho, se sentindo feliz e em harmonia com o espaço.
Como promover o bem-estar no trabalho?
Agora que já exploramos o conceito de bem-estar, vamos avançar e discutir maneiras de investir nele no ambiente corporativo.
É fundamental que você entenda que esse é um processo contínuo e de longo prazo, principalmente, por estar ligado à construção de uma cultura organizacional forte.
À medida que as ações são implementadas e difundidas, a percepção dos colaboradores sobre a empresa começa a mudar. O espaço se transforma.
Pouco a pouco, a organização passa a ser vista como um negócio que se preocupa com o bem-estar no trabalho e a saúde mental dos funcionários.
Conheça as necessidades básicas dos seus colaboradores
Para dar os primeiros passos rumo à satisfação de sua equipe, sua corporação pode adotar iniciativas que possuem custos mais baixos, mas que os colaboradores valorizam muito. Por exemplo:
- Incorporar políticas generosas de liderança;
- Oferecer horários mais flexíveis;
- Contar com benefícios que priorizam a saúde;
- Ter espaços de trabalho ergonômicos;
- Realizar feedbacks recorrentes.
Faça pesquisas de clima e satisfação
É comum que funcionários insatisfeitos não reivindiquem os seus direitos, isso porque eles tendem a sentir medo de perderem o emprego, de receberem algum julgamento da equipe ou, simplesmente, não sabem como comunicar os seus incômodos.
As pesquisas de clima e satisfação são consideradas ferramentas extremamente eficazes para compreender os sentimentos dos colaboradores, verificando se as suas expectativas profissionais estão alinhadas ao que a corporação oferece.
Conforme a empresa se mostra aberta para o diálogo e capaz de lidar com possíveis críticas, a equipe conquista uma certa voz e se sente confiante para compartilhar as suas percepções.
Celebre conquistas e datas comemorativas
Sem a menor dúvida, é essencial que os funcionários sintam que fazem parte das conquistas da corporação, tendo em mente o quanto foram fundamentais para os resultados obtidos.
Esse tipo de percepção é o que faz com que se mantenham engajados nas atividades do dia a dia e preocupados em realizar boas entregas.
Dito isso, criar uma cultura em que até mesmo as pequenas conquistas são celebradas faz com que toda a equipe se sinta reconhecida e enaltecida pelos seus esforços, aumentando o bem-estar no trabalho.
Estimule a interação entre colaboradores
Uma das melhores formas de assegurar o bem-estar no trabalho é nunca se esquecer do quanto os seres humanos precisam de interações sociais e de estar em contato com o outro, alimentando conexões.
Desse modo, nada melhor do que estimular e incentivar a interação entre colaboradores, otimizando a comunicação da empresa e garantindo que exista uma maior coletividade nas decisões. A colaboração é a chave!
Podemos olhar para as corporações como um grande organismo vivo que depende de diferentes elementos para funcionar plenamente. Por isso, não é interessante separar as suas partes e tratá-las como se pudessem operar completamente sozinhas.
Elabore um bom plano de carreira
Um plano de carreira bem estruturado oferece uma visão clara do que o funcionário precisa fazer para crescer dentro da empresa, elevando a motivação no ambiente de trabalho.
Os ajustes salariais, as promoções internas, o reconhecimento por mérito ou por tempo de serviço fazem com que o colaborador perceba como a sua carreira está evoluindo, o que resulta em satisfação com a sua trajetória profissional.
Valorizar seus talentos é uma forma inteligente de investir no futuro da empresa, visto que a rotatividade de pessoal se torna menor, reduzindo o tempo de adaptação e os custos com treinamento de novos funcionários.
Aposte em viagens de incentivo
As viagens de incentivo despertam um conjunto de sensações e reações positivas, fortalecendo significativamente os laços dos colaboradores com a empresa.
Como queremos o melhor para os seus negócios, criamos roteiros exclusivos desenvolvidos com base nas necessidades e no perfil de seus clientes, trazendo encantamento, prestígio e experiências únicas.
Depois de mais de 160 projetos realizados, cada vez mais, constatamos que surpreender uma equipe com uma viagem inesquecível gera resultados extraordinários e garante que o bem-estar no trabalho atinja um novo patamar.
Quais são os benefícios dessas medidas?
Um negócio que se dedica a garantir o bem-estar no ambiente corporativo tem a chance de desfrutar de uma infinidade de benefícios como, por exemplo:
Redução do absenteísmo: um colaborador que se sente feliz com o seu trabalho não terá motivos para faltar sem justificativa, fazendo o máximo possível para estar presente e colaborar com os objetivos da empresa.
Controle do estresse: o estresse no trabalho é um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento de problemas cardíacos, ansiedade e depressão. Portanto, ao controlar o nível de estresse, a organização também previne uma série de enfermidades.
Diminuição dos riscos de doenças ocupacionais: outras doenças podem ser prevenidas quando uma corporação se empenha em assegurar o bem-estar no trabalho, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
O que acha de ver a sua equipe realizada e satisfeita com a sua empresa? Entre em contato conosco e alavanque os seus resultados de um jeito inovador!