A culinária italiana é um dos pontos mais atrativos do Sul da Itália, além da região ser reconhecida por suas cidades apaixonantes, monumentos históricos, praias de mar azul e paisagens de tirar o fôlego.
Suas receitas atravessam o tempo, carregam tradições milenares e continuam a encantar paladares do mundo inteiro. Quem visita as suas cidades e experimenta os seus sabores, sempre volta para a casa com um gosto de quero mais.
Preparada para receber até mesmo os turistas mais exigentes e superar as expectativas daqueles que a visitam, a região possibilita a vivência de uma série de experiências únicas, como aulas de culinária italiana, degustações de vinhos, visitas a mercados locais e mais.
Quer mergulhar na cultura do Sul da Itália, experimentar as comidas mais saborosas e ter excelentes histórias para contar? Continue com a Go Together até o final e aproveite o roteiro que preparamos!
O que se come no Sul da Itália?
Da costa da Sicília às montanhas da Calábria, as mesas da Itália contam com uma diversidade de pratos que refletem a riqueza da terra e do mar.
A base da maioria das receitas é composta por ingredientes frescos, como tomates, azeitonas, manjericão e, é claro, o azeite de oliva que é o coração da dieta mediterrânea.
Esse lugar reserva uma verdadeira viagem gastronômica por massas artesanais, antepastos e frutos do mar, desde lulas grelhadas até mariscos em molho de tomate. Cada preparo remete a uma história de tradição e amor pela comida.
1. Focaccia barese
A focaccia se destaca como uma das comidas de rua mais populares na Puglia, especialmente na capital, a cidade de Bari.
Passada de geração para geração, o segredo dessa receita da culinária italiana, crocante por fora e macia por dentro, está na simplicidade dos ingredientes de alta qualidade: azeite, sal, tomates-cereja e ervas mediterrâneas.
2. Scialatielli
Com origem na Costa Amalfitana, o scialatielli é uma massa artesanal temperada com tomates frescos e amêijoas, acompanhada por salsa, queijo grana e pimenta.
Também vale dizer que esse típico formato de massa, mais grosso e mais curto que o espaguete, combina perfeitamente com qualquer molho e realça, principalmente, aqueles com frutos do mar.
3. Panzerotti
O panzerotti, também chamado de panzarotto no singular, é um salgado da culinária italiana que se assemelha a um calzone pequeno, tanto no formato quanto na massa utilizada para seu preparo.
A grande diferença entre os dois está no modo de preparo: enquanto o calzone é tradicionalmente assado no forno, o panzerotti é frito, resultando em uma casca crocante. O recheio mais comum é de tomate e muçarela.
4. Babà al rum
O babà al rum é tradicionalmente encontrado em confeitarias e cafés italianos. Trata-se de um bolo napolitano bem fofinho, umedecido em xarope de rum ou limoncello, o que lhe garante um sabor característico e uma textura úmida surpreendente.
Normalmente, essa sobremesa apresenta duas versões: uma coberta com creme e frutinhas, e a outra composta apenas pelo bolinho pequeno.
5. Burrata
Originária das regiões da Puglia, a burrata é um queijo muçarela, delicadamente moldado em formato redondo, que esconde um segredo delicioso: um interior cremoso e suavemente equilibrado.
Quando servida como entrada, ela é acompanhada por azeite de oliva, tomates frescos e manjericão, a trindade de sabores clássicos da culinária italiana.
Esse queijo que rende os mais diversos elogios também pode protagonizar uma infinidade de receitas, desde pizzas até massas.
6. Fritattina
A fritattina é uma comida típica das ruas de Nápoles. Perfeita para ser degustada como lanche da tarde, ela nada mais é do que um bolinho frito feito de massa de bucatini, recheado com presunto, muçarela e pimenta.
Embora trata-se de um prato de origem pobre e do povo, ele deve ser preparado com cuidado e atenção aos detalhes, desde o cozimento da massa até o recheio e o empanamento.
7. Pizza a portafoglio
Famosa pela definição de pizza para viagem, esse ícone da culinária italiana é uma pizza cortada em quatro pedaços, em tamanho reduzido para facilitar a experiência de comer enquanto caminha.
Nada melhor do que aproveitar a conveniência de passear pela cidade e degustar um dos pratos mais típicos do país.
O que fazer no Sul da Itália?
Muitas experiências inesquecíveis podem ser vividas no Sul da Itália, principalmente, gastronômicas.
Aulas de culinária italiana
A gastronomia é uma das melhores formas de mergulhar na cultura de um país. Portanto, imagine fazer aulas de culinária italiana, se aprofundando no idioma, nas receitas locais e nas tradições de uma das regiões mais fascinantes da Itália.
Degustações de vinhos
Nos últimos anos, as vinícolas no Sul da Itália têm se destacado, sobretudo, devido à brisa do mar e das áreas de elevação que contribuem para a produção de vinhos de alta qualidade.
As regiões da Campânia e da Puglia oferecem degustações de vinhos que merecem a sua atenção. Afinal, nada como se lembrar de uma viagem e recordar todos os sabores experimentados.
Visitas a mercados locais
Os mercados locais de Nápoles são repletos de histórias, cores, aromas e sabores característicos da culinária italiana.
Neles, é possível encontrar uma grande variedade de produtos frescos e deliciosos, incluindo frutas, legumes, queijos artesanais, azeites, peixes, frutos do mar, carnes curadas, massas, temperos e especiarias.
Além dos alimentos, os mercados locais também costumam ter diversos produtos artesanais, como cerâmicas tradicionais, utensílios de cozinha, roupas e acessórios feitos à mão.
Conte com a Go Together Brasil
A Go Together Brasil se destaca no segmento de viagens de incentivo, oferecendo destinos e experiências exclusivas.
Somos parceiros dos melhores fornecedores do mundo, a fim de planejar roteiros e eventos únicos, focados nas características do seu público-alvo.
Com base no perfil dos seus colaboradores, sugerimos os destinos mais adequados, fortalecendo a relação entre a sua empresa e a sua equipe de maneira ainda mais profunda.
Agora que você já sabe como começar o seu roteiro gastronômico pelo sul da Itália e experimentar o melhor da culinária italiana, o que acha de ficar por dentro de outros conteúdos? Explore o nosso blog!